domingo, 10 de janeiro de 2010

Leste Europeu


Lugarzinho que eu nunca pensei em pisar.

Fui meio sem saber pra onde, porque, onde iria ficar, como seria tudo. Apenas fui... eu e mais 15. Eramos 3, mas foi juntando, juntando e viramos um grande time.

Primeira parada: Praga. Estranhissima, surreal e linda. Ano Novo perfeito, com direito a musiquinhas brasileiras, brasileiros alucinados, estrelinhas, fogos, Pomba e Thelma, contagem regressiva e as pessoas olhando para a nossa rodinha que chamava atenção na praça lotada.

Aproveitamos muito a cidade, balada de 5 andares, moeda barata, neve, frio,perrengue, hostel fake que nos deu muito medo, sustos, furto, beijos e abraços, tours, castelo.

Depois de 3 dias, deixamos Praga e seguimos para Budapest- pra mim a melhor, a mais linda, a mais interessante e encantadora. Não sei se foi pelo tempo bom, pelo solzinho que pegamos mas eu me apaixonei. Fizemos um free tour muito bom com um húngaro de verdade que nos contava com era não poder tomar coca cola num pais comunista, como ele morava, vivia em casa, como ele não podia falar de certos assuntos na rua, com tudo era proibido.

Fomos numa terma, aquelas piscinas super quentes, piscinas super frias, saunas-mas fiquei so nas quentes-mto quente e fora -1 ou – alguma coisa- mto frio.

Foi muito divertido, piscina com correnteza, piadas, brincadeiras, mais Thleminha e Pomba. Adorei.

Mais alguns ticks na vida-mais castelo, mais igreja, mais projetos,mais vontades realizadas.

Proxima parada: Viena. Cidade imponente, grande, luxuosa, clara e pomposa. Dias de brincadeiras na neve, chamando atenção de todos, com direito a pessoas aleatórias tirando fotos nossas. Fui conhecer o Kalr Marx Hof- edifício residencial que eu estou fazendo um trabalho aqui- e que eu sonhava em conhecer há tempos e nunca imaginei que fosse chegar ate ele. Foi emocionante- meus amigos me acompanharam, ficaram fazendo guerrinha de neve enquanto eu me deliciava com seus 1,2Km de prédio. Amei.Lindo exemplo de como se arrasar num projeto.

Em Viena eu descobri um artista plástico que eu nunca tinha ouvido falar, que fez varias casas coloridas, uma coisa meio Gaudi- quase comprei o livro mas estava em Alemão-pesquisarei mais sobre ele para contar aqui.

Depois de 3 dias de neve em Viena: fomos nos aventurar em Bratislava: de longe o lugar mais difícil de se achar/falar/comunicar. Não sei se era pq estavamos cansados, pq sabiamos menos sobre a cidade, pq estava nevando muito. Foi de longe o passeio mais cansativo. Mala nas costas pq voltaríamos direto para Praga para pegar o vôo para Milao- andar na neve, chuva, procurar hostel, deixar as malas, encontrar os pontos turísticos, mais neve.

Gostei muito da cidade apesar de te-la visto quase toda com neve-ela deve ser mais atraente e colorida na primavera. Visitei um castelo, vi o Danubio de cima, comi comidas típicas.

Viagem inesquecível. Aprendi muitas coisas, sinto que posso me virar em qualquer parte do mundo, aprendi a viajar em grupo, a entender que cada um tem seu tempo, que sem bom humor nem adianta sair de casa. Gastei pouco dinheiro, viajei 10 dias seguidos so com uma mochila. Perdi ônibus, corri desesperada nos metros, contei moedas estranhíssimas.

Vi lugares lindos, vistas atordoantes, conheci melhor meus amigos, me diverti, dei risada, fiquei bêbada, contei historias, me apaixonei por tudo, senti mil coisas ao mesmo tempo.

Que 2010 continue assim: aventureiro e inesperado.

2 comentários:

  1. juliana ainda vai escrever um livro de auto-ajuda.


    só não sei quem vai querer ser ajudado por ela.

    ResponderExcluir
  2. Hhahahahahhahahaha

    Ju, adorei essa foto! E fiquei com medo das termas!

    ResponderExcluir