domingo, 2 de maio de 2010

I amsterdam


Trupe da vez: eu aninha carioca, Zuca and Tami- chegamos e já encontramos Zuca, que havia viajado um dia antes para armadilar sozinho mas o que ele conseguiu foi sofrer em busca de hostel. Nosso hostel era um purgueiro na redlight, daqueles bem sujos, mas pelo menos era bem localizado- fizemos o free tour com um cara muito legal e lindo, que todas nos nos apaixonamos. A cidade foi se revelando aos poucos, fizemos primeiro os passeios turistiucos básicos, ver o mercado de tulipas, a igreja, os coffshops famosos, as pontes, as bikes. A noite saímos para conhecer a nigth ... Ela é realmente tudo o que falam, foi surreal passar pela redlight e ver as putas nas vitrines, elas são lindas, umas no celular, tomando uma coca cola, de boa na lagoa, abrem a porta quando querem e ganham bem... quero ver trabalhar no putusp!

Passeamos no parque, fomos comprar a minha super coolerbag na Heineken, ficamos horas vivendo a vida holandesa so curtindo. Foi delicia.

No ultimo dia a Tami e o Zuquim se foram e eu e Ana fomos passear pela cidade que nos interessava: os super projetos de arquitetura.

Acordamos cedo e andamos, andamos, fomos pra parte nova, um grande canteiro de obras mais uma vez.. no fim da 1 andada a nossa surpresa: um MVRDV ali pertinho, lindo e colorido. Um edifício residencial lindo, que entra no mar, tem um deck dos sonhos. Ficamos jogadas nele por alguns minutos, tiramos algumas muitas fotos. Fiquei encantada, não imaginava que algum dia na vida eu veria aquilo. Continuamos andando para o outro lado da estação- tudo como dizia o email do Ramiro, que tanto nos ajudou- e a todos que foram pra Holanda pq o email dele rodou a nossa tchurma. Andamos debaixo do sol por muitos minutos ate chegar na ilha bem nova, a tar da Java

A caminhada foi longa mas foi divertida,nada como uma boa compania... fomos encontrando prédios muito legais pelo caminho. Nessa ilha tem uns edifícios com fachadas legais que estranhamente se repetem no próximo quarteirão, nunca tinha visto uma coisa assim.. estranhíssimo, eles so mudam as ordens dos edifícios porque eles são os mesmos! É uma ilha de ricos, tem muita coisa legal, de la passamos pelo Wale, conza e enorme.. legalzinho. É la também que esta a ponte vermelha-uma delas, uma ondulada , bem interessante.

Na outra parte da ilha, esta a casa dos balanços coloridos! Gostei muito de todos os predinhos por ali, tem coisas muito estranhas mas que te fazem pensar. Voltamos mortas, andamos mais muitos minutos e fomos em busca do mais esperado: Wozoco tb do MVRDV- perguntamos, pegamos um tram e andamos nele por uns 30 mim. Estranhamente a cidade foi mudando, as bicicletas foram dando lugar aos carros, era uma região de imigrantes, vi muitos árabes, turcos e nada de holandeses alem dos policiais. Não é uma área super afastada como uma parte pobre ou esquecida, é muito movimentada e nada como eu imaginava de Amsterdam. Perguntamos pelo nosso querido e nada, so tínhamos um nome estranho da rua.. andamos um pouco completamente perdidas e de repente o avistamos, de frente para um parque. Foi demais! Ele é lindo, o balanço é impressionante. Tiramos umas 333 fotos, encontramos mais algumas arquitetas. Voltamos realizadas.

Amsterdam foi uma das cidades que eu mais quis visitar,que eu tinha um curiosidade imensa, sabia muitas coisas sobre ela por já ter estudado na faculdade mas ela realmente me surpreendeu. Foi uma experiência única me sentir numa maquete, as luzes, as pessoas especiais com quem eu fui, ver todos aqueles projetos. Descobri que quem manda mesmo são as bikes, se você não esta com uma em mãos, corra e ande na rua pois é mais seguro!

Se você não tem juízo, não va para la, cidade do mal! Parece uma grande babilônia, de dia aquela loucura de cidade turística super cheia,com as bikes te atropelando, coffshops com turistas chapados e holandeses achando tudo super normal. A cidade respira respeiro, a impressão que da é que ali não existe preconceito, quem quer ser puta é puta, quem quer fumar, fuma, quem quer andar de bike anda e assim a cidade vai indo e recebendo bem os esterangeiros.

Voltei inspirada, realizada , pobre, muito pobre- passei 1 semana com 2 euros no bolso, com uma picada nao sei de que que me deu uma alergia na mao, comendo na casa de amigos e vivendo de amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário