sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Roma Parte III

Domingão- o ultimo dia, fomos direto para uma igreja, que eu já não me lembro mais o nome( tem muitas!) e conseguimos pegar o finalzinho de uma missa em latin. Dá arrepios as musiquinhas, o padre saindo tipo numa procissão, coisa que não tem no Brasil. Quando acaba a missa ele da tchau e sai pelo altar, la não, ele sai pelo centro da igreja, é o ultimo e na frente tem uns padres carregando as coisas, uns caras de terno e so depois ele de verde, poderoso. Até que não acredita em Deus eu acho que respeita pq é superior de verdade. Não sei, da uma sensação estranha.

Depois de pagar alguns pecados fomos fazer o roteiro da Roma antiga, ver as ruínas. Quase chorei em todas. Arrepia de ver uma cidade toda de tantos anos ali, na sua cara, com aquelas pedras gigantescas, você fica imaginando o antes e o depois, com pessoas andando de roupinhas brancas, soldados, cavalos. É tudo muito grande, muito trabalhado, muito simétrico, muitos subsolos. Vimos o circo Maximo, fiquei pensando nos cavalinhos.. vimos os arcos, as colunatas e acabamos no Coliseu. Esse acho que foi o ponto mais alto da viagem. Muito grande, o mais megalomaníaco de todos. Entramos no meio de 564 turistas, e o mais legal: era 12 euros para entrar mas a frase mágica nos salvou ”io sono studentessa di architettura” , mostrei minha cartinha da escola e záááááááá, 0 de entrada! Uhuuuu adoooro arquitetura na Europa! Tudo o que é do governo eles tem que dar desconto! Lindo! Em firenze Também não pagamos quase nada. Dica da viagem.

Entrei e fiquei 1: 30h andando, tirando fotos, fazendo filme, alucinada, feliz da vida, pensando o qto loucos eles eram, o qto ricos, o qto bons em engenharia porque ele é realmente gigantesco, pesado e inteligente. Andei por todas as pedras que me era permitido e sai de la com mais um sonho realizado.

A noite estava me arrastando.. ainda fui na central comer uma pizza com o Cesar e depois capotei enquanto ele ficava a te de madrugada tomando vinho com os gringos no albergue.. mas como eu tinha que acordar as 4h , pegar busao, vôo, busao e ir direto para a aula as 9:30h, acho que fiz muito bem em dormir.

Na volta quase perdemos o vôo porque italiano não tem horaio, é td uma bagunça.. mas deu tudo certo e eu ainda fui direto pra aula, dei oi pra professora, perguntei do projeto, anotei para não dormir.. vim pra casa lavar roupas e escrever antes que eu esquecesse.

Roma foi realmente um sonho, linda, moraria la se pudesse, faria esquenta no coliseu toda sexta e depois iria para a Fontana de Trevi encontrar uns gatinhos e tomar um gelatto.

Ta tudo um sonho.. tive muitas igrejas para agradecer a tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário