terça-feira, 17 de novembro de 2009

Roma

Cheguei de Madrid na terça, lavei roupas loucamente, encontrei amiguinhos e na quinta feira já estava pronta para embarcar.. mas antes o Cesar me fez uma pegadinha, me pediu para levar umas musicas brasileiras na radio da faculdade, cheguei la com meu pen drive e o cara ao vivo me fala.. “estou aqui com 2 brasileiros que vao participar do programa hj!’ Rá, fiquei la, passando vergonha por 2: 30h parlando italiano ridiculamente. E mais: tinha uma web cam, tudo ao vivo. Agora sou uma estrela.

Depois disso fui pra casa arrumar a minha malinha para dormir 3 horas e acordar para ir pro aeroporto..

Roma, finalmente!

Paramos na estação central e fomos para o nosso Albergue( eu e Cesar pq a mari e o Emanuele iriam ficar na casa de um amigo.)Chegamos e era um bairro no mínimo multiétnico. So china, indiano.. achamos o tar e quem nos atendeu fooi um filipino que achava que falava inglês, não entendi nada, so que o lugar era esroto.. mas como não tínhamos opção, pagamos e fomos passear.

Fomos no vaticano dar um role. Que emoção! A casa do papa!hahaha cheio de guardinhas vestidos de cores divertidas, com chapeuzinhos engraçados. O papa deve ter muito bom humor pra mandar eles se vestirem daquele jeito. Eles não pareciam muito felizes, já que o dia iteeeeiro ficam pelos mnos 20 pessoas por mim tirando fotos e rindo da cara deles. É a vida.. cada um tem o que merece... fomos ver a Capela Sistina.

Anda, anda , anda, pinturas, tapetes, salas megalomaníacas, mais pinturas e la esta ela.. vc entra o olha pra cima... tropeça em umas 50 pessoas pq a sala é a ultima coisa para se ver e todo mundo fica parado. Na verdade tem que andar mas ninguem sai do lugar. A parede o Michelangelo que tem o céu e o inferno fica logo na entrada, na verdade você tem que entrar e olhar para trás, tive um nos maiores choque da viagem. Ela é realmente maravilhosa. Não da para saber como alguém consegue fazer aquilo, os desenhos são perfeitos, as mulheres são realmente como homens. Lembrei muito do Gian, professor de Historia geral do cursinho.. não sei com pode uma coisa dessas, tive 54 historias da Arte em 4 anos de faculdade e a única pessoa que me vinha na cabeça, falando das mulheres, das figuras, do que significava cada coisa era ele. Fiquei ali maravilhada por alguns muitos minutos pq tem muita coisa, não tem nenhum único espacinho nem no teto, nem nas laterais , nem no chão que não tenha que se olhar com muito cuidado. Uma lateral é muito legal, acho que ele não tinha mais desenhos para fazer e fez cortinhas, mas elas são tão perfeitas que da vontade de abri-las! Muito legal, vi os tars dos dedinhos da criação do mundo orginalmente quase se tocando, foi demais.

Tirei fotos escondida, pq não se pode fazer absolutamente nenhuma foto, vi muitos seguranças correndo atrás de tursitas em salas posteriores e mandando o povo apagar as fotos das maquinas. Mas como eu sou malandra de Santos.. fiz algumas e ninguem me pegou! Rá!

Saimos de la maravilhados e fomos para a Basilica de São Pedro, vimos a catedral que é enoooorme, a Pietá esta la tb, num catinho dentro de um vidro, perfeita. É irritante ver os dedos da Maria entrando na pele de Jesus sendo tudo isso num bloco de mármore. O tecido da roupa também dá vontade de puxar de tanto que parece de verdade. Depois fomos em busca da cúpula para ver a praça de cima.. muuuuuuuitos degraus, lugares que so dava para passar de lado, um sufoco. Mas chegamos ao topo e era maravilhoso. Dá para se ver toda a cidade la de cima, avistar a Roma antiga, o paternon, o monumento vitorio emanuele, as praças. Estava tão cheio de turista que tinha que esperar a vez para fotografar.

Depois de tanto subir e descer, fomos para o albergue tomar um banho... descobrimos um mundo novo no 2 andar, que era o andar dos quartos. Uuuufa, não era sujo, não tinha indianos morando como em cortiços..fiquei mais feliz. Era um mundo paralelo dos gringos.

A mari e o Emanuele foram jantar com os amigos deles e eu e o Cesar fomos explorar o mundo novo dos busoes romanos.

Foi muito legal, descobrimos que é muito fácil andar de ônibus e que a nossa região era realmente a única zuada da cidade. Pegamos um obinbus para a praça venezia e do nada, eu olho para a janela e vejo o Coliseu. Meu deus, quase morri, lindo lindo lindo. De morrer, não acreditava que eu estava num busao e que a minha referencia do próximo ponto era ele! Tipo...”desce depois do extra, no 2 ponto” Foi encantador.

Descemos na Praça Venezia e depois dela foi so surpresa... a cada esquina uma praça famosa, uma fonte linda, turistas e mais turistas enchendo todos os restaurantes, sorveterias, barraquinhas. Tudo fica aberto ate mais de 22h. Ficamos por ali, encontramos uns brasileiros que estavam com a viagem da faculdade ( que era no mesmo fds), descobrimos onde ia ser a balada da noite.. tiramos mais algumas fotos, abrimos nosso vinho e fomos em busca do esquenta. Colosseu vai, colosseu vem, descobrimos que o lugar era na pqp e que não tinha no nosso mapa. Perguntamos para um grupo de casais de velhos saindo bêbados de um restaurante..nenhum conseguia ver o mapa pq não estavam com seus óculos ahah mas nos deram uma direção e nos encontramos. Era um grande esquenta de muuuitos gringos, acho que eu tinham umas 3 “atléticas” a de Milão, Roma, e Sicilia.. tudo isso com seus milhares de gringos. Toi uns 2000-pela conta da Politecnico nossa. Era uma festa gigante da qual nos não estávamos aptos a entrar pq não tínhamos a pulseirinha.. e aqui ngm sabe quem manda, quem organiza.. uma bosta. So sei que conhecemos muuuita gente, rimos mto, falamos mtas bobagens. Conheci um povo da farmácia de Roma, medicina da Sicilia, direito não sei de onde.. e td isso com eles vestidos de oncinha pq a festa era zoo .. Ficamos la ate umas 2h e voltamos para o nosso cortiço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário