segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Toscana-inicio

Firenze-

Ju (UFSCar)- “Ju , vo viajar com uns brasileiros pra toscana na quinta e tem lugar na van, vamo?”
Ju(eu)- “qto morre?”
Ju(ufscar) “ahh, acho que uns 50 o carro + gasolina”
Ju(eu)- “mas pra onde vamos?”
Ju( ufscar) “Ahh.. Fierenze, siena e Cia”
Ju(eu) “fechou, eu vo... quinta neh?.. voltamos domingo... ok!”


Quinta feira ás 8h da matinha estava eu na casa dello studente encontrando a Belle( puccamper) para irmos ate a estação central encontrar as outras 7 pessoas que nos ainda não conhecíamos nem de nome. Encontramos todo mundo e começou a farofada.. pão pra Ca, salame pra la, 2 cariocas eu, a Bele, a Ju, mais 4 politrecos! Siiim, politrecos. Algumas horas depois.. já eramos íntimos, foi amor a primeira fofoca!

Arrivamos a firenze, uns foram fazer chek in de albergue e nos, os roots econômicos(eu , Bele, Ju e Enzo) ficamos para estacionar a van.. nosso novo amigo mosntro. Imagine uma van numa cidade onde mal se passa bicicleta. Paramos, perguntamos, descobrimos que estávamos prestes a tomar uma multa pq não poderíamos nem ter entrado no centro histórico com o carro pq não éramos moradores nem estávamos com veiculo devidamente apropriado.

O perrengue começou ai.. ate sair no local, procurar um estacionamento, descobrir que o carro não entrava pq era mto grande, parar em uma vaga esperta e não conseguir mexer na maquininha de moedas e 2 caras virem nos ajudar e nos contar que faixa azul so poderiamos ficar durante 2 horas.. e visto que o plano era dormir no carro... mudança de planos.. anda , anda , anda , a Brigite já cansada( nossao GPS), achamos um estacionamento com a nossa cara..sem segurança , baratinho e num cantinho perto. Ali ficamos e fomos conhecer a cidade.

A primeira visão: a Cupula de Bruneleschi! Que emoção! Parecia eu tinha acabado de entrar na faculdade e estava na 801 ouvindo o Lefevre falar bem baixinho dela. Linda de morrer, ela é tão grande que mal cabe na praça. Fotos, muitas fotos. Avistei a famosa porta dourada, mais fotos, mais risada com as explicações alheias. Fomos em busca dos outros museus, reservas por telefone loucamente enquanto andávamos pelas ruazinhas cheias de turistas, chovendo, ventando, frio e eu feliiiiz da vida!

Fomos direto para a Galeria delle Uficci ver toda a historia da arte I, II, II, DXV.. em quadros nada mais nada menos que originais. Tudo muito lindo e emocionante. E o mais legal: “sono studentessa di architettura.” Pronto.. disse isso e o mundo dos museus se abriu sem taxa alguma para mim! Uhuuuu Chuuuupa Poli! Todos os quadros muito bem restaurados, preservados. Guia na mão e fui ver todos, desde os que eu nunca tinha visto na vida até a anunciação de um tar de Léo da Vinci aí. Muito legal, adorei, cansei muito porque o museu é enooorme e dá vontade de ficar a tarde toda la dentro vendo todos, lendo tudo.

Sai de la realizada e com muita fome..Comemos e tivemos a grande ideia de comrpar vinhos and chocolates. A noite ficou muito mais animada, dançamos na frente de um bar que o cantor tocava musicas brasileiras num tecladinho, animamos o local, pessoas pararam para nos ver, um show digrátis para os italianos. Dormimos na van-passei um pouco de frio mas o que vale é a emoção e os 20 euros economizados.


Outro dia cedo.. cadê o banheiro? O perrengue continuava, nos trocamos e fomos em busca de higiene e conforto. Depois de limpinhos e comidos, la fomos nos de novo conquistar o mundo dos museus. Direto para a Duomo ver qualéqueé a da Cupula. Linda, porem despida porque tudo estava num museu que nós não conseguimos visitar. Eu não liguei muito pois o que eu queria mesmo era ver a bixinha por fora. Andamos, perambulamos, compramos, tiramos fotos e entramos na Galeria Dell `Academia onde esta o meu mais novo amor: DAVI- lindo, maravilhoso, perfeito, apaixonante. Sai de la maravilhada, leve e saltitante. Um sonho ver tudo isso de pertinho como eu nunca tinha pensado. Vi esculturas que pareciam que iam abrir os olhos a qualquer momento de tão perfeitas.

Fomos andar na ponte vechio- linda como eu imaginava. Turistamos muito, mais fotos e que cada vez mais encantada com a cidade.
Passeamos mais um pouco, eu a bele e a Ana( carioca) fomos no palazzo pitti para ver umas salas e o jardim.. idéia errada porque estava uma chuuuva do cão, não deu para ver muita coisa do jardim, que dizem que é maravilhoso. Vimos so o palácio, que é muito legal, tem as salas reais, tudo conservado, cenário de filme.


Depois da maravilha vem o perrengue... onde tomar banho? Tive a grande idéia de ligar no albergue do resto do povo e pedir por favor.. fui bem recebida! La fomos nos mendigar um chuveiro. Meta cumprida.. onde será a balada??! Eis que os erasmus( estudantes da minha facul) chegam a Firenze também: 150 gringos pra festar com a gente.. la fomos nós de novo com a nossa van, pq afinal, nos poderíamos ir a qualquer parte com ela! Fomos na festa do albergue, nos embebedamos, rimos muito, conhecemos mais 1 ou 2 gringos e gringas e fomos embora de madrugada para mais uma cidade...

Um comentário:

  1. ee juliana, eu não esperava que fosse uma postagem realmente de arte/arquitetura!! alguém tá até que aprendendo nesse intercâmbio! to esperando a postagem dos dias e noites seguintes! haha

    ResponderExcluir